Roronoa Zoro é o capitão mais poderoso dos Mugiwara ao lado de Sanji, especialmente devido ao seu treinamento com Mihawk durante 2 anos após os eventos que separaram a tripulação de Luffy.

Durante seu treinamento, Zoro também aprendeu com Mihawk como impregnar suas espadas com Haki de Busoshoku. Para grande desagrado de Zoro, Mihawk proibiu-o de beber álcool até que dominasse isso.

Zoro após seus 2 anos de treinamento

Depois de dois anos de treinamento, Zoro (com a ajuda de Perona) retornou ao Arquipélago Sabaody. Shakky disse a ele que foi o primeiro a retornar. Ele foi ver um pescador, dizendo que estava entediado e queria pescar, e acidentalmente subiu em um navio pirata em vez do barco do pescador (embora a grande diferença seja que o barco do pescador é um bote inflável e os piratas um galeão). Mais tarde, ele adormeceu e o pescador não conseguiu acordá-lo enquanto o barco afundava. Ele foi encontrado por Sanji quando o barco voltou à superfície, sentado em um dos mastros quebrados depois de cortar o barco ao meio com sua espada (semelhante à de Mihawk) ao acordar. Zoro disse aos desafortunados piratas para culparem o destino por sua presença em seu barco. Ele então declarou, por acaso, que pegou o barco errado.

Sanji declarou com raiva que seria incômodo para a tripulação procurá-lo se ele acabasse se perdendo e o obrigou a voltar para o Sunny. Zoro então classifica Sanji na ordem de chegada (nº 7), para grande pesar de Sanji. Os dois começam então sua briga habitual, com Zoro ameaçando cortar Sanji ao meio.

Depois de receber uma ligação de Franky, Sanji informa Zoro sobre o local de encontro dos Chapéus de Palha, que é no Grove 42. Eles também ouvem um barulho vindo de uma floresta próxima. Ao irem ver o que é, encontram Luffy lá com os Marines, os Pacifistas e a tripulação do Falso Luffy com o chapéu de palha. Depois de derrotar rapidamente um Pacifista e discutir brevemente sobre o golpe que realmente o derrotou, Zoro e Sanji encontram novamente Luffy. Luffy, Zoro e Sanji então voltam para o barco. No caminho, encontram Rayleigh. Quando Luffy diz a Rayleigh que se tornará o rei dos piratas, Zoro sorri junto com Sanji.

Enquanto Luffy, Zoro e Sanji retornam ao Sunny, encontram Marines bloqueando o caminho. Perona os ajuda repelindo os Marines com seu Hallow negativo. Quando Zoro pergunta a Perona por que ela ainda está lá, Perona fica zangada com ele, repreendendo-o por falar assim de alguém que foi gentil o suficiente para levá-la a Sabaody. Em seguida, Zoro, Luffy e Sanji retornam ao barco com a ajuda de Chopper e um pássaro gigante. Os Marines são retidos por seus novos aliados, a tripulação navega em seu barco revestido e se dirige para a ilha dos Homens-Peixe.

O treinamento de Zoro dá frutos durante o Arco dos Homens-Peixe

Enquanto a tripulação se maravilha com o oceano ao redor, Zoro simplesmente declara que já o viu porque já subiu acidentalmente em um navio pirata revestido. Sanji então repreende Zoro por estragar o momento. Ele então se prepara para pegar um peixe com sua espada, mas é comicamente derrotado por Usopp e Chopper. Quando Luffy tenta novamente pegar um peixe, sugere que haja outra competição, mas perde inevitavelmente. A tripulação então ouve o que Franky tem a dizer sobre Kuma, enquanto come os bentos que Luffy trouxe. Zoro começa a se perguntar quais são as verdadeiras intenções de Kuma, pois ainda tem dúvidas.

Com sua vaca marinha, os piratas Caribou alcançaram rapidamente os Chapéus de Palha e se prepararam para a batalha. Caribou salta para o Sunny. Antes que sua tripulação possa segui-lo e revela-se ser Momoo, que fugiu depois de ver Nami, Sanji e Luffy, deixando Caribou para trás. Zoro então interroga Caribou se ele é o capitão daquela tripulação, e Caribou se ajoelha, inclina a cabeça e finge freneticamente ser uma vítima infeliz e não um pirata. Com isso resolvido, os Chapéus de Palha navegam nas correntes submarinas. Quando chegam à “cachoeira submarina”, encontram o Kraken. Quando Zoro vê o Kraken destruindo o navio de Caribou, nota que a tripulação de Caribou se parece com medusas, para grande consternação de Caribou. Em seguida, Zoro, Luffy e Sanji se equipam e lutam contra o Kraken no mar. Durante a batalha, Zoro cortou um dos tentáculos do Kraken, para grande pesar de Luffy. Luffy, Zoro e Sanji derrotam rapidamente o Kraken, mas se separam do barco ao descer pela “cachoeira submarina”.

Luffy doma com sucesso o Kraken e o chama de Surume. Infelizmente, o revestimento de Luffy e Sanji se quebrou, então Zoro teve que compartilhar o dele com eles. Depois de algumas investigações, Luffy, Zoro e Sanji finalmente encontraram os Mil Sóis e o resto dos Chapéus de Palha a tempo de Surume os salvar de um Umibouzo.