“Seria difícil encontrar alguém que, pelo menos uma vez, não tenha tentado se envolver em One Piece. Transmitido há mais de 20 anos, o rei do shonen já conta com 982 episódios. Infelizmente, muitos fãs de One Piece se perdem diante da imensidão da série e são incapazes de experimentar um dos animes mais populares e duradouros de todos os tempos.

Agora que One Piece está em um de seus melhores arcos narrativos até hoje, nunca houve um momento melhor para colocar em dia a série. Você nem precisa assistir a todos os episódios ou começar com o anime (embora obviamente deva fazê-lo). Se você está procurando a melhor maneira de começar com One Piece (ou se tentou e falhou no passado), este é o seu guia.

Vale a pena começar One Piece com 20 anos de atraso?

Sejamos sinceros, depende. Você gosta de humor, aventura e combate? Então comece hoje mesmo. O que acha de personagens cativantes, com histórias tristes e difíceis, que perseguem seus sonhos e se unem contra governantes opressores? Você vai adorar a equipe Chapéu de Palha e os laços familiares que os unem para desafiar o governo mundial.

Você só lê romances? Limite-se ao shojo. O que acha dos personagens muito estilizados? Se precisa de realismo, provavelmente One Piece não é para você.

Eu poderia continuar, mas tudo se resume a isto: One Piece é uma aventura. Ou você se junta à jornada dos Chapéus de Palha, ou não. Outros não, e está tudo bem.

Por onde começar?

Você decidiu se dedicar à pirataria! Ótimo. Agora, por onde começar?

Anime ou mangá?

Antes de saber por onde começar One Piece, você precisa decidir como vai começar One Piece. Anime ou mangá? A maioria das pessoas pode ler mangá muito mais rápido do que assistir anime (mesmo se você usar o truque clássico de assistir a 1,5x com legendas), e provavelmente terminará a série muito mais rápido se escolher ler.

Você também evitará os episódios de preenchimento, alguns dos quais são melhores que outros. Além disso, cada capítulo é precedido por uma simpática história em quadrinhos de uma página que parece uma história adicional sem importância até que, 200 capítulos depois, ganha grande relevância para o enredo. (No anime, eles são tratados de maneiras diferentes, geralmente com rápidos “flashbacks” quando se tornam relevantes).

Por outro lado, você perderá as cores, o ritmo dramático, a música e a expansão de algumas das tramas. Geralmente, prefiro ler o mangá, mas no caso de One Piece, sigo o anime para os momentos-chave.

As cenas de luta no mangá costumam ser muito borradas para mim. No anime, a música destaca o peso de cada ação. O movimento cinético dos poderes de Luffy se encaixa perfeitamente na animação. As cores vivas se destacam. “We Are” permanece na minha cabeça por dias. No entanto, tenho a vantagem de só precisar dedicar 22 minutos da minha vida a cada sábado se quiser assistir a um episódio ou 5-10 minutos se quiser ler o último capítulo, em vez de passar mais de 300 horas de conteúdo.

Há guias que ajudam a relacionar cada capítulo com cada episódio. Apenas lembre-se de que estão cheios de spoilers, pois, como você sabe, a maioria dessas tramas foi lançada há anos.

Para aqueles com tempo, comece do início

O ponto de partida mais óbvio em One Piece é o início (episódio 1 ou volume 1, é claro). Você terá acesso a todo o conteúdo na ordem em que deve ser vivido. Você verá como os Chapéus de Palha ficam mais fortes, individualmente e como equipe. Se você conseguiu evitar os spoilers das duas últimas décadas, ficará surpreso com algumas das reviravoltas da história. Se tiver tempo, é uma excelente opção.

Por outro lado, alguns dos primeiros arcos argumentais sofrem com problemas de ritmo, especialmente o arco argumental de Usopp. Coby, o primeiro personagem apresentado ao público, não lidera a lista de favoritos por um bom motivo e pode tornar os primeiros episódios um pouco irritantes. Então, não se sinta muito mal se preferir pular outros episódios.

Mergulhe no mangá com o arco Reverie

Acontece que o lugar perfeito para começar One Piece surgiu há alguns meses no anime: o arco Reverie (episódios 878-889 ou volume 90). Nele, personagens importantes do mundo de One Piece relembram seus encontros com os Chapéus de Palha e um resumo da loucura que passaram para se tornarem os cobiçados piratas que são hoje, oferecendo a você de imediato os pontos mais importantes do enredo.

Ele também introduz mais intrigas do governo mundial, adicionando uma camada extra de profundidade à trama principal.

Em seguida ao Reverie, vem o arco de Wano (episódios 890-?, volume 90), que foi esperado com ansiedade por anos e acaba de começar. O arco de Wano reúne toda a equipe de Luffy pela primeira vez em três arcos muito longos e promete ser toda uma história. Não há melhor momento para participar.

Dê um salto como se fosse há 14 anos com o arco Water 7

Uma das razões pelas quais o anime de One Piece é famoso hoje em dia é por refazer todas as passagens do mangá para não ultrapassar muito rápido. Se isso é melhor ou pior do que inserir arcos de preenchimento entre os principais é discutível, mas certamente dá a impressão de prolongar algumas cenas e pode ser desagradável, especialmente para os recém-chegados.

Para ver um exemplo de como era One Piece nos velhos tempos, comece com o episódio 230/volume 34, o início de Water Seven, e siga até o final de Enies Lobby (episódio 312, volume 44). A tripulação acaba de terminar uma aventura no céu e está pronta para trocar seu tesouro por dinheiro e reparar seu navio. Isso leva a um dos melhores enredos de toda a série (embora Wano possa fazer sombra), e você terá todo o contexto de que precisa para vivenciar plenamente as emoções de One Piece.

Pergunte a um amigo de confiança (A visita guiada)

Se você tem um amigo que viu toda a série e conhece seus gostos, esta é de longe a melhor maneira de começar One Piece.

Talvez você goste quando um monte de personagens com poderes malucos se enfrenta. Nesse caso, seu amigo o ajudará a encontrar as melhores batalhas.

Ou talvez você não se importe e só queira saber o que acontece com Ace? Deixe que seu amigo lhe mostre os cinco episódios relevantes e depois vá para 3D2Y.

Você realmente gosta de zumbis? Seu amigo lhe mostrará o Halloween de Thriller Bark.

Explore como um pirata

Mas, sinceramente, você pode começar One Piece praticamente em qualquer lugar.

Um dos filmes ou o início de um arco são sempre boas opções, mas mesmo no meio do arco mais longo, há recapitulações no início dos episódios para subir de nível ou um rápido “onde está todo mundo agora” no início de cada volume do mangá.

Dê alguns episódios e você estará completamente imerso. Eu garanto.

E se você começar One Piece depois de ler este artigo, compartilhe sua experiência conosco nos comentários!