One Piece: O Significado Oculto das Roupas de Pirata

Há muito a dizer sobre como One Piece se diferencia da história ao apresentar os piratas, sua herança e ao reproduzir a época em que a pirataria era muito mais comum.

Enquanto a simples menção de piratas é suficiente para evocar uma imagem específica na mente de alguém, elementos icônicos como ganchos e tapa-olhos raramente são utilizados.

É importante notar que alguns personagens de One Piece são baseados em piratas reais, tornando difícil questionar a influência desses piratas. Para um mangá sobre piratas, o criador Eiichiro Oda presta especial atenção em como seus personagens se vestem.

Observe os uniformes da Marinha ou os de Crocodile / Gecko Moria / Kuma, etc.

Vamos ver quais são os significados desses trajes e de que maneira One Piece se inspira no mundo real.

Os Mugiwara mudam de roupa com frequência

A moda em One Piece muda rapidamente de acordo com o arco.

Ao contrário de uma série como Naruto, onde é possível ver a mesma túnica em alguns personagens (como a Akatsuki), os personagens de One Piece mudam de roupa com frequência, especialmente os Mugiwara.

Eles precisam se adaptar ao ambiente, comparando suas túnicas em Alabasta em condições desérticas e em Wano, onde se vestem como na época feudal do Japão.

As características dos piratas

As características icônicas dos piratas, como ganchos de pirata, casacos longos do século XVIII e tapa-olhos, não são muito utilizadas em One Piece.

One Piece não tem a aparência de um universo de piratas clássico, já que Oda usa estrategicamente a aparência de seus personagens.

Pegue o Rei dos Piratas, Gold Roger, por exemplo. Ele veste um gibão e um chapéu de capitão, e até seu bigode ecoa uma época passada.

No entanto, ele carece dos motivos mais conhecidos dos piratas, como o gancho, o ilhó ou a perna de pau.

Quem se parece mais com um pirata em One Piece?

Oda prefere usar roupas ou acessórios mais emblemáticos para encarnar a singularidade de um personagem, como Crocodile, que usa um imponente gancho dourado em sua mão esquerda.

No entanto, mesmo o estilo de Crocodile, com seu longo casaco de pele, cabelos lisos e gosto por cigarros, se assemelha mais a um chefe mafioso estereotipado do que a um pirata, exceto pelo seu gancho dourado.

Às vezes, vemos a tripulação Mugiwara voltar às roupas de pirata mais clássicas, como quando Luffy começou a usar seu casaco de capitão no início de Onigashima.

Quanto à perna de pau, não procure além de uma das poucas figuras paternas sólidas em One Piece, o chef do Baratie e o primeiro mentor de Sanji: Zeff.

Sua perna, como uma cicatriz, mostra que esse personagem tem uma história por trás dele, ao mesmo tempo que desperta mais curiosidade por ser um chef.

Em seguida, vem a revelação de que Zeff é o famoso “Red-Leg” Zeff, sem mencionar a verdade mais impactante e trágica de que ele comeu a própria perna enquanto ele e Sanji naufragavam por 85 dias sem comida.

Nenhum tapa-olho em One Piece

Os fãs podem ter notado que, ao longo da longa história de One Piece, ainda não conhecemos nenhum personagem que use um tapa-olho, e isso é uma decisão totalmente intencional por parte de Oda.

Oda falou sobre o assunto em 2007, durante a celebração do décimo aniversário do mangá:

“Não é que eu odeie tapa-olhos. Nos últimos momentos de One Piece, aparecerá um pirata com um tapa-olho, estou ansioso para desenhar esse personagem”.

No final de One Piece, teremos um personagem que usará um tapa-olho, e o fato de Oda ter reservado quem é esse personagem é um testemunho do compromisso e paciência do mangaka.

Esse personagem pode ser o suposto Rocks D. Xebecs, do qual os fãs especulam que ainda está vivo, ou talvez um nome conhecido como Jimbei, Zoro ou até mesmo Luffy começará a usar um.

Seja qual for o personagem, conhecendo Oda, sem dúvida será poderoso, impactante ou uma combinação de ambos.

Artigos relacionados

Charlotte Katakuri

por Loja One Piece
3 anos ago

Dracule Mihawk: O Virtuoso da Espada

por Loja One Piece
4 anos ago

Portgas D. Ace

por Loja One Piece
3 anos ago
Exit mobile version