Ao longo de seus muitos anos de existência, a franquia One Piece deu origem a quatorze filmes de qualidade variável.
Há muito para ver, e nem todos valem a pena.
Assim, de One Piece (2000) até One Piece: Stampede (2019), determinamos quais filmes da série você deve evitar.
One Piece (2000)
One Piece (2000) parece importante, mas na realidade é apenas uma viagem nostálgica agradável. Acontece muito cedo na série, mesmo antes de Sanji se juntar à tripulação. Luffy, Zoro, Nami e Usopp estão em East Blue e acabam enfrentando um pirata malvado chamado El Drago, em algo que poderia facilmente se encaixar nos primeiros trinta episódios do anime. A animação não é nada excepcional, mas há alguns bons momentos de comédia. Alguns especulam que o filme foi convertido no último minuto, o que significa que originalmente deveria fazer parte da série principal como um arco de preenchimento. Então, a menos que você realmente goste do One Piece retrô, esqueça este filme.
One Piece: Aventura na Ilha do Relógio (2001)
É um bom filme, mas há simplesmente filmes melhores de One Piece para assistir. Enquanto alguém rouba o Going Merry, a tripulação (com Sanji) parte em sua busca. Isso os leva à ilha do relógio. A animação melhorou muito desde o primeiro filme, mas a estética ainda é a de um One Piece retrô. Existem designs de personagens bonitos e algumas lutas divertidas quando os Chapéus de Palha enfrentam os irmãos e irmãs Trump. Mesmo com todo o seu humor, ação e fanservice, o filme não faz nada para justificar uma visualização essencial.
O Reino de Chopper na Ilha dos Animais Estranhos (2002)
É um filme inteiro dedicado a Chopper, por isso não é surpreendente que seja frequentemente considerado o pior dos filmes de One Piece. Como o título sugere, a história gira em torno de Chopper se tornando rei de uma ilha de animais, o que não é exatamente a premissa mais emocionante. No geral, no entanto, é um clássico One Piece: a tripulação vai para uma nova ilha, derrota todos os vilões e pronto. Pelo menos, a batalha final é divertida. A menos que você seja um fã incondicional de Chopper, é melhor passar por cima.
A Espada Sagrada Amaldiçoada (2004)
É um filme inteiro dedicado a Zoro. Em teoria, parece ótimo e certamente é mais promissor do que outro filme de Chopper. Afinal, Zoro é amado por muitos fãs e é de alguma forma o único Chapéu de Palha que ainda não teve um arco longo no anime. Neste filme, Zoro deixa misteriosamente a tripulação, assim como Nami, Robin e Sanji em seus respectivos arcos. Dado o arco “Whole Cake Island”, este formato é muito promissor. O filme não é ótimo, e há algumas lutas de espadas emocionantes e previsíveis. Infelizmente, os personagens estão um pouco fora de lugar e dá a sensação de que o filme não foi feito tendo em mente toda a série. Por essa razão, a maioria das pessoas considera que o quinto filme é um dos piores.
O Soldado Mecânico Gigante do Castelo Karakuri (2006)
Sim, você pode ter lido o título errado: não é o castelo de Katakuri, um dos melhores antagonistas de One Piece nos últimos tempos. É o castelo de Karakuri, e é muito menos interessante. A tripulação se entrega às suas maquinações habituais. O sétimo filme realmente contém elementos interessantes: Luffy descobre seu Gear Second que ainda não aparecia no anime. Infelizmente, isso não é suficiente para tornar o filme indispensável.
A Princesa do Deserto e os Piratas (2007)
Pode valer a pena assistir se você quiser reviver Alabasta de maneira um pouco diferente. Ainda é um grande arco, que inclui uma das melhores lutas de One Piece, Luffy contra Crocodile, bem como outras lutas nostálgicas como Zoro contra Mr. 1. O filme condensa o arco (às vezes de maneira um pouco desconfortável) e faz algumas mudanças para permitir uma duração mais curta. Smoker, por exemplo, não está presente aqui. Se você não é fã dos primeiros dias de One Piece, este filme pode ser mais do seu agrado. Caso contrário, provavelmente fique com o original, que persiste com alguns episódios brilhantes. Claro, como este filme é uma re-adaptação, não pode ser considerado realmente uma visualização essencial, mas não é ruim.
Episódio de Chopper Plus: O Milagre das Cerejeiras no Inverno (2008)
Oh là là, outro filme de Chopper. Robin e Franky desta vez fazem parte da tripulação durante o arco de Tony Tony Chopper (sim, você leu certo). Também há um novo vilão ao lado de Wapol. Realmente não sabemos por quê. Parece que foi um experimento para contar de maneira diferente um arco clássico de One Piece, e embora o filme não seja terrível, não tem nada de extraordinário. Com tantas mudanças, assim como uma arte e uma música que não são de uma qualidade surpreendente, é outro daqueles filmes bastante dispensáveis. Não é um filme essencial.
One Piece 3D: Em Busca do Chapéu de Palha (2011)
Mais um passeio experimental do que um filme, o décimo primeiro filme de One Piece mergulha na animação 3D e não se sai bem. Dura apenas trinta minutos e se parece muito mais com um jogo de PlayStation do que um filme de animação. Não se engane: é ótimo ter um One Piece mais inovador, e a animação 3D não é tão absurda quanto você pode pensar. Mas com apostas tão baixas, uma trama tão simples e tão pouca imaginação, é melhor esquecer sua existência.
E para você, quais são os filmes de One Piece que você deve evitar a todo custo? Qual é o pior? Conte-nos nos comentários!